(21) 3316-8663 | (21) 3551-1426

A importância do controle de ruídos chega a hospitais, medidas de minimização do barulho devem ser adotadas.

Segundo artigo publicado esta semana, pelo portal AECWeb, cuidados no projeto e na especificação de materiais estão sendo fundamentais para proporcionar conforto a pacientes e profissionais. A arquitetura está voltada para garantir o isolamento acústico em hospitais.

Segue abaixo, fragmento da publicação.

                                                 Garantir o conforto acústico em suas instalações é uma das preocupações mais importantes dos hospitais para oferecer condições de recuperação e bem-estar aos pacientes. A tarefa não é simples, já que sua operação depende de equipamentos que costumam ser bastante barulhentos. Além de geradores elétricoscaldeiras e compressores de ar, existem ainda os equipamentos médicos, como os aparelhos de ressonância magnética e tomografia. “Chega a ser uma ironia a quantidade de ruídos produzidos nesses ambientes”, afirma o arquiteto Fabio Bitencourt, professor doutor da Universidade Estácio de Sá (RJ) e autor de livros sobre arquitetura hospitalar.

                                                        As máquinas não são as únicas responsáveis pela geração de sons desagradáveis. “Os carrinhos que transportam medicamentos ou refeições pelos corredores são um caso emblemático. O atrito entre o piso e as rodinhas acaba produzindo uma condição totalmente desconfortável”, destaca o docente. Minimizar os problemas relacionados aos ruídos é missão que não cabe somente aos arquitetos e engenheiros, mas também aos dirigentes das unidades hospitalares. “A responsabilidade é coletiva e envolve conhecimentos multidisciplinares”, complementa.

                                              “É fundamental que o projeto arquitetônico evite que os barulhos cheguem a outros ambientes, seja pelas vias aéreas ou físicas. Uma janela aberta pode ser uma ponte acústica tanto quanto uma fechadura”

 

A utilização de portas térmicas e Acústicas, poderia garantir este sossego e tranquilidade desejado aos pacientes. Um ambiente calmo, propício ao descanso e reabilitação.

Segue, abaixo, link para leitura da matéria completa.

http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/como-a-arquitetura-pode-garantir-o-isolamento-acustico-em-hospitais_14909_10_0?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_revista_digital